Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish
Translate

Mascote

DEIXE SUA MENSAGEM - VOLTE SEMPRE - DEIXE SUA MENSAGEM

Marcadores

Tecnologia do Blogger.
domingo, 27 de março de 2011

A reprodução

Os hamsters, principalmente os sírios, não costumam a viver em grupos. Eles procuram companhia apenas para o acasalamento. Muitos dizem que a tarefa de cuidar dos filhotes é apenas da fêmea, porém no meu caso, meu hamster macho também ajudava a criá-los, ele levava comida para ela dentro da casa, principalmente nos primeiros dias depois do nascimento. Agora, escreverei um pouco sobre a reprodução destes maravilhosos bichinhos:


*(Primeiro) Pare e pense:


Antes de colocar os seus hamsters para acasalarem, pense se você realmente quer fazer isso, se você terá o que fazer com os filhotes e também pense nos gastos, pois os filhotinhos comem bastante após uma certa idade.


*(Segundo) Preparação:


É preciso que se tenha um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses e a fêmea entre 4 e 6). Mais o menos que isso pode acarretar problemas. Caso ela já tenha tido alguma ninhada, ela deve entre 8 e 14 meses.
Agora, você deve saber se ela está no cio (isso ocorre de 4 em 4 dias), muitos utilizam a técnica de coçar as costas da fêmea e se ela ficar parada e levantar o rabo é sinal que ela está no cio, eu já prefiro colocá-los juntos por uma semana para ter a certeza de que ela engravidou (é importante que o lugar para eles acasalarem seja um território neutro como uma caixa ou a gaiola do macho). 


*(Terceiro) Acasalamento:


Junte-os no local escolhido para o acasalamento e deixe-os lá por uns vinte minutos, caso você veja que eles estão brigando muito, mas muito feio mesmo, separe-os. Se você perceber que ela fica parada e deixa-o cheirá-la é sinal que provavelmente o acasalamento ocorrerá.


*(Quarto) Gestação:


Como saber se minha hamster está grávida? Depois de aproximadamente 10 dias do acasalamento, a hamster começará a engordar e suas tetas ficarão mais visíveis.
Este período envolve grandes responsabilidades, continue dando comida normalmente a ela, porém complemente mais sua alimentação com alimentos como: ovo cozido, pão molhado no leite morno e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear e não "encha o saco dela", com isso você garantirá uma boa gestação à sua hamster. 
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação como o fato da fêmea se tornar menos ativa, é sinal que não deu certo.
Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
É importante também que você dê bastante material para a fêmea fazer ninho, eu recomendo apenas papel higiênico neutro. 



*(Quinto) O parto:


O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite (comigo já aconteceu duas vezes à tarde). Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 20 dias de vida, mesmo que o cheiro torne-se insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.



*(Sexto) Dieta pós-parto:


A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.



*(Sétimo) Desenvolvimento dos filhotes:


1º dia - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes.
3º dia - começam a crescer os pêlos muito discretamente.
5º dia - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelos.
9º dia- eles já começam a andar pela gaiola, apesar de que os olhos ainda estejam fechados.
15º dia - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola.
20º dia - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem ativos pela gaiola e já se alimentam de ração (você já pode limpar a gaiola).
28º dia - já estão independentes da mãe, é hora de separá-los.
5º semana - é hora de arrumar um novo lar, já podem ser vendidos.

*(Oitavo) Venda e doação dos filhotes:


Como eu havia dito no início, você deve ter uma ideia do que fazer com os seus filhotes. Eu recomendo doá-los ou vendê-los para pessoas próximas, deste modo, poderá vendê-los em torno de de uns oito reais cada, caso não tenha outra alternativa, venda para Pet Shops, o lado ruim desta opção é que os donos destes pagam muito barato por seus filhotes, em torno de uns três reais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quando devo retirar o macho da gaiola para que nao faça mal às crias?

Jullian Torres disse...

Essa história pra mim é mito ! Muitas vezes o macho, assim como a própria mãe, pode sim fazer mal aos filhotes, mas graças à deus todos os meus hamsters que tiveram filhotes nunca foram comidos pelo pai e sim pela mãe, algumas vezes.

Contador de visitas

Parceiros

Postagens

Seguidores